quarta-feira, 6 de junho de 2012

Orégano - antimicrobiano natural


    

     Orégano (Origanum vulgare L.) é uma planta herbácea, perene, ereta, aromática, de hastes algumas vezes arroxeadas, de 30 a 50 cm de altura, nativa de regiões montanhosas e pedregosas do sul da Europa e amplamente cultivada nas regiões sul e sudeste do Brasil para uso culinário.

        Geralmente é usado como tempero na forma da folha seca, com finalidade de dar aroma e sabor aos alimentos, sendo muito utilizado na culinária italiana nas preparações de sopas, saladas, carnes, risotos, massas, molhos e etc.

        Na sua composição química em sua folhas e inflorescências, destaca-se a presença de até 1% de óleo essencial, com cerca de 40 a 70% de carvacrol, acompanhados de borneol, cineol, terpineol, terpineno e timol.

      O óleo essencial é utilizado na composição de aromatizantes de alimentos e de perfumes. Tem sido considerados como preservativos naturais e podem ser utilizados como método adicional de controlar o crescimento e a sobrevivência de microorganismos patógenos ou deteriorantes em alimentos, ou seja melhora o tempo de prateleira dos alimentos.


      O carvacrol é um composto fenólico, apresenta-se como o componente majoritário do óleo essencial de orégano e pode ser o principal responsável pela intensa atividade antimicrobiana, pois atua impedindo a multiplicação dos micoorganismos.

        

        As suas folhas secas são usados medicinalmente por vários séculos em diferentes partes do mundo, por ter efeito na saúde humana devido à presença de compostos antioxidantes. 


Postado por Andressa Ventura e Walkiria Guerreiro


Referências Bibliográficas

Dolinsky, M. Nutrição Funcional. 1°ed. São Paulo: Roca, 2009.

Santurio, J.M; et al. Atividade antimicrobiana dos óleos essenciais de orégano, tomilho e canela frente a sorovares de Salmonella enteria de origem avícola. Ciência Rural, Santa Maria, v. 37, n.3, p. 803-808. Mai/Jun, 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário