O nitrato (NO3) é um tipo de ânion poliatômico que pode ser adquirido na forma inorgânica via dieta, através do consumo de beterraba, espinafre, aipo e rabanete. O caminho de absorção do nitrato dietético começa na cavidade bucal, onde parte do (NO3) presente nos alimentos entra em contato com a bactérias anaeróbias facultativas, ocasionalmente reduzindo o nitrito (NO2).
Além das questão esportivas, as ações fisiológicas do nitrato incluem melhoria da complacência vascular, redução da pressão arterial e redução de estresse oxidativo.
O consumo crônico de nitrato em atividades físicas resultou uma melhoria na função energética, redução da fadiga, melhor eficiência e desempenho muscular. Existe diferenças de efeito do nitrato em diferentes indivíduos, porém qualquer melhoria de 0,6% já é considerado relevante nas atividades físicas. Vale ressaltar que o consumo de nitrato deve ser em um período de 120 à 180 minutos antes do exercício, tempo necessário para aumentar as concentrações de nitrito plasmático do corpo.
Escrito por estágiario : IAN KOICHI KONDO AGUILAR
Fontes:
https://www.hqcontent.com.br/amp/finalmente-entenda-sobre-o-uso-de-nitratos-no-esporte
https://scienceplay.com/pt-br/2022/02/05/suplementacao-de-nitrato-para-a-performance-no-endurance-science-play/
Nenhum comentário:
Postar um comentário