terça-feira, 23 de maio de 2023

Citrulina Malato




  A L-Citrulina é um aminoácido presente no organismo que atua como precursor endógeno da L-arginina, substrato para a enzima óxido nítrico-sintase que sintetiza o NO. A suplementação de L-citrulina mostra-se benéfica de acordo com estudos, incluindo sua influência na performance em exercícios de alta intensidade mediante a regulação positiva dessa síntese.

Diversos estudos vêm relatando a influência do óxido nítrico (NO) na melhora do desempenho esportivo. E isso ocorre por conta de sua atuação como modulador do fluxo sanguíneo, do metabolismo energético muscular e da respiração mitocondrial durante o exercício.

Atualmente encontra-se a citrulina em sua versão malato, um intermediário do ciclo de Krebs, envolvido na produção de energia através do metabolismo oxidativo. Demonstrou-se que a ingestão de citrulina-malato resulta em melhoria do desempenho em exercício aeróbico ao atenuar a fadiga e incrementar a produção aeróbica. O mecanismo de ação da citrulina-malato sobre o desempenho esportivo parece envolver aumentos dos níveis de ATP, redução significativa a sensação de fadiga, e a taxa de recuperação de fosfocreatina após o exercício.

A L-Citrulina Malato  é indicada para o aumento do desempenho anaeróbio e aeróbico, melhorando o estado físico e muscular. É útil também para o desenvolvimento de massa muscular, redução da fadiga e aumento da produção de energia. A combinação de malato e citrulina tem mecanismos que ajudam a aumentar a resistência física, além de ser um composto útil para o de massa muscular e força. Ele também acelera a recuperação de esforços intensos e reduz a dor muscular após o exercício.

Além de sua forma em suplemento, a citrulina também pode ser encontrada na melancia. Um recente estudo realizado na Espanha demonstrou que a suplementação com suco de melancia enriquecido com L-citrulina (3,3 g/200 ml) e elagitaninas de romã (22 mg/200 ml) teve efeito benéfico na performance de 19 homens jovens durante o exercício. O suco de melancia naturalmente contém L-citrulina (0,5 g/200 ml). 


REFERÊNCIAS

SUZUKI, T. et al. Oral L-citrulline supplementation enhances cycling time trial performance in healthy trained men: Double-blind randomized placebo-controlled 2-way crossover study. Journal of the International Society of Sports Nutrition., v. 13, n. 6, 2016.

CALLIS, A.; MAGNAN DE BORNIER, B.; SERRANO, J.J.; BELLET, H.; SAUMADE, R. Activity of citrulline malate on acid-base balance and blood ammonia and amino acid levels. Study in the animal and in man. Arzneimittelforschung v.41, n.6, p.660–663, 1991. 

Escrito pelos estagiários: Erick Henare e Elis de Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário