quarta-feira, 17 de maio de 2023

Uso de Adoçante para emagrecimento

 


Foi publicado recentemente na Organização Mundial de Saúde sobre o uso de adoçantes e foi recomendado a não utilizar esse tipo de produto para controle de peso ou como estratégia para reduzir o risco de doenças não transmissíveis. São eles aspartame, Sacarina, Sucralose, Stevia e derivados.

A recomendação é baseada em resultados de uma revisão sistemática de evidencias disponíveis que sugerem que o uso de adoçantes não existe nenhum beneficio a longo prazo no emagrecimento corporal, seja em adultos ou crianças.

Segundo a OMS, os resultados de revisão, também sugerem que pode haver efeitos potenciais indesejáveis provenientes do uso prolongado de adoçantes, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos.

O ato de da substituição do açúcar por adoçante não ajuda no controle de peso a longo prazo,  a OMS pede para que considerem outras formas de reduzir a ingestão de açúcar, como consumir frutas e outros alimentos naturalmente adoçados, além de alimentos e bebidas sem nenhum tipo de açúcar.

Essa recomendação não está aplicada para indivíduos com diabetes pré existentes, e inclui todos os adoçantes sintéticos, naturais ou modificados que não são classificados como açucares encontrados em alimentos e bebidas industrializados ou vendidos separadamente em alimentos e bebidas.


Referência: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-05/oms-desaconselha-uso-de-adocantes-para-controle-de-peso#:~:text=A%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Mundial%20da%20Sa%C3%BAde,risco%20de%20doen%C3%A7as%20n%C3%A3o%20transmiss%C3%ADveis.

Escrito por estagiárias: Livia Furtado e Juliana Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário