A serotonina é conhecida como o “hormônio do bem-estar” por estar associada à regulação do humor, sono, apetite e bem-estar emocional. Sua produção depende de nutrientes específicos da dieta, especialmente o triptofano e o magnésio.
Triptofano
O triptofano é um aminoácido essencial (não produzido pelo corpo), obtido apenas pela alimentação. Ele é o precursor da serotonina: ao ser absorvido, é convertido em 5-HTP e, depois, em serotonina no cérebro.
-
Fontes alimentares: ovos, queijos, leite, peixes, frango, castanhas, sementes e leguminosas.
Magnésio
O magnésio atua como cofator enzimático em centenas de reações bioquímicas, incluindo a conversão do triptofano em serotonina. Além disso, está ligado ao controle do estresse e relaxamento muscular.
-
Fontes alimentares: folhas verdes escuras, sementes, castanhas, leguminosas e cereais integrais.
Conclusão
Manter uma alimentação rica em triptofano e magnésio pode ajudar a favorecer a síntese de serotonina, contribuindo para um melhor equilíbrio do humor, sono e bem-estar.
Referências
-
Richard DM, Dawes MA, Mathias CW, Acheson A, Hill-Kapturczak N, Dougherty DM. L-tryptophan: basic metabolic functions, behavioral research and therapeutic indications. Int J Tryptophan Res. 2009.
-
Eby GA, Eby KL. Rapid recovery from major depression using magnesium treatment. Med Hypotheses. 2006.
-
National Institutes of Health (NIH) – Office of Dietary Supplements: Magnesium Fact Sheet.

Nenhum comentário:
Postar um comentário